ROLHÃO MUCOSO
O QUE É O ROLHÃO MUCOSO?
Por volta da 4ª semana da gravidez, as glândulas cervicais do útero (conhecido como colo do útero) segregam uma substância gelatinosa (tipo ranho), de cor esbranquiçada ou ligeiramente rosada a acastanhada pode vir com um pouco de sangue. Mais conhecido por rolhão mucoso ou tampão mucoso, mas o nome científico é rolha de Schröder.
QUAL É A SUA FUNÇÃO?
A sua função é proteger o útero e feto de infeções provenientes do meio externo, criando uma barreira entre o útero e o exterior, sendo fundamental na diminuição do risco de infeções e contaminações. Contribui, assim, para prevenir eventuais complicações no desenvolvimento fetal.
O rolhão mucoso “bloqueia/sela” o útero durante a gravidez. Quando esta chega ao seu término, a sua função está cumprida e este é expulso quando o colo do útero começa a ajustar-se para o parto.
O ROLHÃO MUCOSO SAIU, E AGORA?
O rolhão é libertado via vaginal nas últimas semanas/dias antes do parto, à medida que o colo do útero começa a sofrer alterações. A queda pode ocorrer na totalidade ou pode ir saindo fragmentado.
NÃO É SINAL DE ALARME, apenas um sinal de que o seu corpo está a preparar a chegada do bebé.
Não é sinónimo de que o parto está eminente, podem passar-se dias entre a saída do rolhão e o parto.
Não é preciso ir a correr para a Maternidade a não ser que existam outros sintomas associados (bolsa rota, contrações regulares, perdas de sangue).
Nem sempre as grávidas identificam a saída do rolhão, pois confundem-no com corrimento vaginal.
Durante as últimas semanas da gestação, o seu corpo prepara-se gradualmente para o nascimento do seu bebé: as contrações uterinas intensificam-se, o colo do útero torna-se progressivamente mais fino e dilatado e o rolhão mucoso acaba por ser expulso naturalmente pela vagina.
Este sairá em forma de corrimento, ou pedaços gelatinosos. De aspeto transparente ou acastanhado, por vezes, raiado de sangue. Contudo, não é expectável que saia grandes quantidades de sangue juntamente com o rolhão mucoso.
No caso de corrimento suspeito, deve consultar o médico. É importante distinguir entre a expulsão do rolhão mucoso de uma perda de sangue ou de líquido amniótico.
O rolhão mucoso não tem cheiro. Se achar que o seu rolhão mucoso tem um cheiro ativo e desagradável, deve dirigir-se ao Serviço de Urgências. Nesse caso, poderá haver uma infeção ou outra situação desconhecida até então e que deverá ser averiguada pelos profissionais de saúde do hospital antes do parto.
SINAIS ALARME QUE DEVE ESTAR ATENTA:
Seja uma grávida informada.
Faça o seu programa de Preparação para o Parto e Parentalidade com um Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.
Escolha um programa à sua medida, veja se no programa tem tudo aquilo que referi em cima.
Veja o PREPARA-TE Gravidez | Parto | Pós-Parto
O programa de Preparação para o Parto e Adaptação à Parentalidade mais completo de Portugal e 100% Online
SAIBA MAIS AQUI