Contrações de Trabalho de Parto
"Contrações Verdadeiras"
A contração começa com um endurecimento no fundo da barriga, que vai aumentando para a pelve (bacia).
Toda a barriga fica dura e, após alguns segundos, volta ao normal.
Muitas vezes, a sensação vem associada com pontadas na vagina e dor que irradia para a zona lombar, ossos do púbis e até a parte interna da coxa.
Provocadas pelo estiramento do músculo e por estímulos hormonais, as contrações são respostas das mudanças no colo do útero, que se prepara para o nascimento do bebé.
Nos últimos dias de gravidez, há a liberação de prostaglandina, que dilata o colo do útero, e a ocitocina, que o contrai, estas duas hormonas atuam como aceleradoras do parto.
DIFERENÇA ENTRE AS CONTRAÇÕES DE BRAXTON HICKS E CONTRAÇÕES DE TRABALHO DE PARTO
Contrações De Braxton Hicks (Treinamento)
Contrações De Trabalho De Parto
Resumindo:
Contrações de treinamento ou verdadeiras?
As contrações verdadeiras, que iniciam o trabalho de parto normalmente surgem a partir das 37 semanas de gestação e são mais regulares, ritmadas e fortes do que as contrações de treinamento. Além disso, são sempre acompanhadas de dor moderada a forte, não diminuem com o repouso e aumentam de intensidade com o passar das horas.
No quadro a seguir estão resumidas as principais diferenças entre as contrações de treinamento e as verdadeiras:
Contrações de treinamento | Contrações verdadeiras |
Irregulares, surgindo em intervalos diferentes. | Regulares, surgindo a cada 20, 10 ou 5 minutos, por exemplo. |
Geralmente são fracas e não pioram com o tempo. | Mais intensas e tendem a ser mais fortes com o tempo. |
Melhoram ao movimentar o corpo. | Não melhoram ao movimentar o corpo. |
Causa apenas ligeiro desconforto no abdômen. | São acompanhadas de dor forte a moderada. |
CHEGOU A HORA?
Uma vez identificada a contração (na dúvida, fale sempre com o obstetra), como saber que estamos em trabalho de parto (Inicio de trabalho de parto)?
O que mais importa é o ritmo. Se a grávida tem cerca de três contrações de 40 segundos a um minuto a cada dez minutos, e esse ritmo se mantém por um período de duas horas, ela está a entrar em trabalho de parto ativo.
Mesmo assim, quando chegar ao hospital, pode ainda não ter dilatação suficiente.
CÓLICA OU CONTRAÇÃO?
As cólicas podem acompanhar as grávidas ao longo de toda a gravidez e, nas fases mais iniciais, é possível que venham com um pouco de sangramento (perda de sangue), nesta situação fale com o seu obstetra.
No primeiro trimestre de gravidez, a cólica é frequente. Podendo acontecer devido à implantação do saco gestacional na parede do útero. A cólica nada mais é do que a dilatação em resposta ao crescimento do útero.
Também se pode confundir contrações com: distensão abdominal por gases, retenção urinária, lesão pélvica e, no início da gestação, gravidez ectópica (que ocorre fora do útero e pode trazer dor abdominal e pélvica) e até mesmo os movimentos do bebé.
A contração acontece no útero inteiro, por isso, endurecimento isolado da barriga ou a dor sem endurecimento não é contração.
Bibliografia
Arduini, D., Rizzo, G., Rinaldo, D., Capponi, A., Fittipaldi, G., Giannini, F., & Romanini, C. (1994). Effects of Braxton-Hicks contractions on fetal heart rate variations in normal and growth-retarded fetuses. bstet Invest, 38 (3), pp. 177-182.
Néné, M., Amado, M. B., & Marques, R. (s.d.). Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Lidel.
O' Reilly, B., Bottomley, C., & Rymer, J. (2005). Ginecologia e Obstetrícia - Livro de Bolso. Lusodidacta.
Raines, D. A., & Cooper., D. B. (janeiro de 29 de 2021). StatPearls Publishing LLC. raxton Hicks Contractions.