CONTRAÇÕES DE BRAXTON HICKS
“Falsas contrações de trabalho de parto"
As contrações falsas são normais e esperadas, mas, se sente contrações com muita frequência e intensidade, se há dor envolvida, sangramento ou perda de líquido, deve falar com o obstetra imediatamente.
Não se assuste também se, após a relação sexual, sentir contrações. Isso acontece porque há a liberação de ocitocina pelo orgasmo ou estimulação intensa dos seios. Se a gravidez não for de risco, a atividade sexual é normal e não há risco de desencadear o parto prematuro e não prejudica o bebé.
Para que servem as falsas contrações?
Acredita-se que as contrações de Braxton Hicks acontecem para ajudar no amolecimento cervical e fortalecimento da musculatura uterina, pois é preciso que o útero esteja macio e as fibras musculares fortes, para que aconteçam as contrações responsáveis pelo nascimento do bebé. É por esse motivo que são conhecidas também como contrações de treinamento, pois preparam o útero para a hora do parto.
Estas contrações não causam dilatação do colo uterino, ao contrário das contrações do parto e, por isso, não induzem o nascimento.
Quando surgem as contrações?
As falsas contrações geralmente surgem por volta das 6 semanas de gravidez, mas só são identificadas pela grávida por volta do 2º ou 3º trimestre, já que têm tendência a iniciar de forma muito leve.
O que pode/deve fazer durante as contrações?
Quando tem falsas contrações não é necessário que tenha qualquer cuidado especial, mas, se causarem muito desconforto, mude de posição – se estiver de pé, procure deitar-se confortavelmente e relaxar; se estiver sentada levante-se e caminhe. Massagem na região da lombar e da pelve também são indicadas e banho relaxante. Aproveite para praticar os exercícios de respiração, inspire lentamente pelo nariz contando até três e solte o ar devagarinho pela boca, repita até a contração passar. A repetição desse processo ajuda no relaxamento e vai preparando corpo e mente para lidarem com as contrações mais intensas do trabalho de parto.
Outras técnicas de relaxamento ainda podem ser usadas como a meditação, ioga ou aromaterapia, que ajudam a relaxar mente e corpo.
Em resumo
Quando as contrações de Braxton Hicks ocorrem:
As contrações de Braxton Hicks não influenciam o colo uterino, pois este dilata com as verdadeiras contrações do parto.
Bibliografia
Arduini, D., Rizzo, G., Rinaldo, D., Capponi, A., Fittipaldi, G., Giannini, F., & Romanini, C. (1994). Effects of Braxton-Hicks contractions on fetal heart rate variations in normal and growth-retarded fetuses. bstet Invest, 38 (3), pp. 177-182.
Néné, M., Amado, M. B., & Marques, R. (s.d.). Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Lidel.
O' Reilly, B., Bottomley, C., & Rymer, J. (2005). Ginecologia e Obstetrícia - Livro de Bolso. Lusodidacta.
Raines, D. A., & Cooper., D. B. (janeiro de 29 de 2021). StatPearls Publishing LLC. raxton Hicks Contractions.