ENFERMEIROS ESPECIALISTAS EM SAÚDE MATERNA e OBSTÉTRICA (ESMO)
IMPORTÂNCIA E COMPETÊNCIAS
Atualizado a 25.03.2024
Principalmente quando se trata da gravidez de um primeiro filho, é normal as famílias precisarem de mais atenção e ajuda. Como é que pode conseguir um maior apoio na maternidade? Com o apoio e competências dos enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica (EESMO), que podem ser a chave para um apoio seguro e efetivo.
Os EESMO têm um papel fundamental numa fase em que as mulheres e famílias passam por um momento de grande transição. Têm como objetivo dar apoio na gravidez, parto, pós-parto e na preparação e adaptação desta fase da vida.
O acompanhamento, por parte dos EESMO, pré e pós-parto, assim como os programas de preparação para o parto e adaptação à parentalidade e recuperação pós-parto, que visam ser uma forma de desenvolver uma intervenção eficaz para promover os cuidados necessários à mãe, ao recém-nascido e na manutenção do autocuidado.
Nós podemos ajudar a mulher na sua recuperação física e psicológica, detetar atempadamente problemas ou complicações e ajudar na adaptação do recém-nascido e da família à nova realidade.
A especialidade de enfermagem em saúde materna obstétrica permite aos profissionais trabalharem em parceria com as mulheres, famílias e comunidades, no sentido de alcançar bons resultados na gravidez, no nascimento e ao longo do ciclo reprodutivo da mulher.
Nós, enfermeiros ESMO promovemos o autocuidado na assistência à adolescente e à mulher antes, durante e após a gravidez, efetuando a supervisão, os cuidados necessários e o aconselhamento, assistência no trabalho de parto, do pós-parto e dos cuidados ao recém-nascido e lactente nas situações de baixo risco. São responsáveis pelos cuidados que prestam diretamente à mulher e pela identificação atempada de situações de risco mais elevado e que exigem outros níveis de cuidados, estando habilitados a detetar complicações e a aplicar medidas de urgência e emergência. Engloba também ainda a assistência a mulheres a vivenciar o período peri-menopáusico.
Outro papel fundamental nesta profissão é a promoção e educação da saúde sexual e reprodutiva e prevenir processos de doença, de forma a promover famílias saudáveis, gravidezes planeadas e vivências positivas da sexualidade e parentalidade.
O EESMO, que na legislação europeia assume a designação de parteira, é um enfermeiro habilitado com curso de especialização, ou curso de estudos superiores especializados, ou pós-licenciatura, ou mestrado na área científica (art.º 8o, no 3 e 4, da Lei n.º 156/2015, de 16 de setembro).
A formação de parteira, em Portugal o EESMO, garante que o enfermeiro adquiriu os conhecimentos e as competências seguintes:
As competências do Enfermeiro Especialista e Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica são as seguintes:
O enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica assume a responsabilidade pelo exercício das seguintes áreas de atividade de intervenção:
O enfermeiro especialista de saúde materna e obstétrica – assume no seu exercício profissional intervenções autónomas em todas as situações de baixo risco, entendidas como aquelas em que estão envolvidos processos fisiológicos e processos de vida normais no ciclo reprodutivo da mulher e intervenções autónomas e interdependentes em todas as situações de médio e alto risco, entendidas como aquelas em que estão envolvidos processos patológicos e processos de vida disfuncionais no ciclo reprodutivo da mulher.
De forma geral, a gravidez e o parto são momentos de alegria para os pais e famílias, quando uma nova vida se desenvolve e vem ao mundo. Um ambiente que respeite a mulher, a gestação, o nascimento e a maternidade são muito importantes. Um ambiente favorável com condições seguras para a maternidade e para o parto depende dos cuidados e da atenção dispensados às gravidas e aos recém-nascidos e da disponibilidade do atendimento, equipamentos, medicamentos e cuidados emergentes adequados para a prestação de cuidados de saúde sempre que necessário.
COMO SABER se O ENFERMEIRO JÁ É/ OU É ESPECIALISTA NESTA ÁREA TÃO ESPECIFICA:
Comece por perceber se a(o) enfermeira especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica/ Enf.Parteira/ Enf. Obstetra é mesmo enfermeiro com essa especialidade e se está registado na ordem com essa especialidade.
Em Portugal não é permitido exercer sem o registo e a aprovação da Ordem dos Enfermeiros, antes de o escolher:
1. Pesquise o nome desse profissional no seguinte link: https://www.ordemenfermeiros.p...
2. Coloque o nome do profissional que quer pesquisar (se tiver o nome completo, melhor) ou pelo número da Ordem dos Enfermeiros
3. Clique na Lupa para pesquisar
4. Deve procurar e confirmar o nome, quando o encontrar veja o separador Especialidade
5. Se for enfermeiros especialista nesta área deve estar escrito "Especialista Em Enfermagem De Saúde Materna E Obstétrica, Enfermeiro"
Ex:
FAÇA UMA ESCOLHA SEGURA E INFORMADA SEMPRE!
Seja uma grávida informada.
Faça o seu programa de Preparação para o Parto e Parentalidade com um Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.
Escolha um programa à sua medida, veja se no programa tem tudo aquilo que referi em cima.
Veja o PREPARA-TE Gravidez | Parto | Pós-Parto
O programa de Preparação para o Parto e Adaptação à Parentalidade mais completo de Portugal e 100% Online
SAIBA MAIS AQUI
Bibliografia
ORDEM DOS ENFERMEIROS. (2019). Regulamento das competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica. Lisboa: Diário da República 2ª Série - Nº85 - 3 de maio de 2019.